A Hidrelétrica Cazuza Ferreira foi inaugurada no dia 19 de fevereiro de 2016, em comemoração aos 60 anos da Certel. Situada no Rio Lajeado Grande, Distrito de Cazuza Ferreira, no interior de São Francisco de Paula, a mesma conta com uma potência instalada de 9.100 kilowatts (kW), gerando energia limpa e renovável para aproximadamente 30 mil pessoas.
Em extrema cooperação, a hidrelétrica conta como sócios as cooperativas Coprel, de Ibirubá, e a Geopar, de Porto Alegre. A usina atende o padrão e respeita as normas e legislações ambientais vigentes de ambas as cooperativas. Exemplo disso é a manutenção do aspecto cênico da cachoeira existente nas proximidades, com 87 metros de queda d’água.
A Hidrelétrica Cazuza Ferreira é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono.
Até 1996, esse mesmo local abrigava uma pequena usina de 150 kW da Cevicaf, cooperativa que foi incorporada pela Certel em 2001. A cooperativa Certaja, de Taquari, também foi uma importante influenciadora para que este projeto se tornasse viável.
Relatórios Ambientais
Clique aqui para conferir o Relatório Técnico Anual de Supervisão Ambiental da PCH Cazuza Ferreira - Ano 2020
Clique aqui para conferir o Relatório Técnico Anual de Supervisão Ambiental da PCH Cazuza Ferreira - Ano 2021
Clique aqui para conferir o Relatório Técnico Anual de Supervisão Ambiental da PCH Cazuza Ferreira - Ano 2022
Clique aqui para conferir o Relatório Técnico Anual de Supervisão Ambiental da PCH Cazuza Ferreira - Ano 2023
Demonstrações Contábeis e Balanço Patrimonial 2023
Clique aqui e confira as Demonstrações Contábeis e Balanço Patrimonial da PCH Cazuza Ferreira (Exercício 2023)