O governador José Ivo Sartori recebeu convite e confirmou presença para a comemoração dos 60 anos da CERTEL e também para inauguração da Hidrelétrica Cazuza Ferreira. A solenidade será realizada no próximo dia 19 de fevereiro no Distrito de Cazuza Ferreira, interior de São Francisco de Paula. Este empreendimento é uma parceria entre a CERTEL, COPREL e GEOPAR. Estiveram presentes no encontro o presidente da CERTEL, Erineo Joé Hennemann; diretor de geração da CERTEL, Julio Cesar Salecker; diretor da GEOPAR, Julio Moretti Gross; presidente da COPREL, Jânio Stefanello; diretor do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto; e o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker.
Trata-se de um importante empreendimento na geração de energia elétrica para o Estado do Rio Grande do Sul e também para o Brasil. Situada no Rio Lajeado Grande, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira terá potência instalada de 9.100 kilowatts (kW) e vai gerar energia limpa para mais de 30 mil pessoas. A usina atende o padrão dos demais empreendimentos das cooperativas Certel e Coprel, e também da Geopar, respeitando as normas e legislações ambientais vigentes. Tanto que um dos focos é a manutenção do aspecto cênico da cachoeira existente nas proximidades, com 89 metros de queda d’água.
Além de gerar energia limpa e renovável para mais de 30 mil pessoas, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira repassará muitos benefícios a São Francisco de Paula através da geração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A Hidrelétrica Cazuza Ferreira também é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas 12.504,72 toneladas de CO2.
Deixe seu comentário