terça-feira, 3 de junho de 2014

Prevenção ao câncer orientou profissionais da Certel

Integrantes do Programa de Preparação à Aposentadoria “Experiência e Sabedoria em Ação”, da Certel e da Certel Energia, assistiram, na manhã de quinta-feira, dia 29, à palestra sobre prevenção ao câncer, proferida pelo enfermeiro de quimioterapia do Hospital Bruno Born, Daniel Silveira da Silva. Realizado no auditório das cooperativas, em Teutônia, o evento orientou o grupo sobre como é possível prevenir a doença oncológica.

“Sabemos que sempre é melhor prevenir do que remediar e, no caso do câncer, não é diferente”, disse o enfermeiro. Silva observou que, com o avançar da idade, se torna cada vez mais necessário realizar exames médicos preventivos para diagnosticar qualquer tipo de problema. “O câncer é uma doença ligada também ao envelhecimento”, enfatizou, destacando que os tipos mais comuns no Rio Grande do Sul são de pele, pulmão, próstata, mama, colo de útero, esôfago e intestino.

A partir dos 50 anos, os homens devem fazer o exame de próstata anualmente, através de um urologista. A mulher deve procurar exames preventivos, principalmente, aos cânceres de mama e de colo de útero. A partir dos 50 anos, é indicado que tanto o homem quanto a mulher façam a colonoscopia para averiguar o intestino e a endoscopia para o estômago. “Existem também os cuidados gerais, como não se expor ao sol em excesso, evitar contato com agrotóxicos e cuidar da alimentação”, afirmou.

Saiba mais

Com o Programa de Preparação à Aposentadoria, os colaboradores das cooperativas Certel e Certel Energia são preparados quanto ao planejamento de uma pós-carreira mais digna, responsável e produtiva, buscando subsídios para uma decisão consciente e minimizando o impacto desta mudança. No grupo, que tem o suporte do Plano de Previdência Complementar da empresa, são desenvolvidos projetos de educação financeira, saúde, nutrição, atividades físicas, psicológicas e culturais, entre outros temas.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade