terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prefeito de Progresso visita Certel Energia para reivindicar rede trifásica


A Certel Energia recebeu, na manhã de quinta-feira, dia 17, a visita do prefeito de Progresso e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Edegar Cerbaro, acompanhado pelo associado Romildo Ivo Merlo. O objetivo foi a reivindicação para que a cooperativa transforme em trifásica a rede monofásica que atende a propriedade da família Merlo, onde está sendo instalado um aviário. O vice-presidente da Certel Energia, Erineo José Hennemann, disse que será feita uma avaliação das condições para que o pedido seja atendido.

Hennemann observa que as providências para a implantação do sistema elétrico em um empreendimento não devem ficar por último, pois muitas vezes, é possível incluir o custo desta infraestrutura no financiamento de toda a obra. “Deixar a readequação da rede elétrica entre as últimas tramitações pode prejudicar o bolso do associado que, se não financiar, terá mais dificuldades para arcar com os valores a serem pagos”, salienta.

Reconhecimento
Cerbaro enalteceu o trabalho que a Certel Energia desenvolve na região, inclusive em relação a melhorias de redes efetuadas nas localidades de Batuvira e Constantino, bem como no que tange ao programa de universalização Luz Para Todos. Progresso foi o município mais favorecido em função da sua necessidade de investimentos em infraestrutura energética. “Este reconhecimento foi importante e nos motiva, cada vez mais, a oferecer um trabalho diferenciado e de qualidade na distribuição de energia elétrica”, afirma o vice-presidente.

Hennemann destaca que, para qualquer investimento na propriedade rural, o produtor deve se preocupar com a capacidade energética, pois a infraestrutura que está instalada é preparada para atender a demanda do associado no momento. “Se for implantar um aviário novo ou uma agroindústria, esta informação deve chegar até a cooperativa o quanto antes, pois haverá um aumento de carga”, frisa.

Gerador
Quando se tratar de um investimento que necessite garantia de 100% do abastecimento de energia, o associado deve instalar um pequeno gerador a diesel para atender à demanda necessária e manter as condições de operação constante. “Mesmo que os serviços da Certel Energia sejam confiáveis, dependemos de energia que vem de fora, e esta pode falhar. E o investimento compensa quando comparado com o prejuízo causado por uma eventual falta de energia”, ressalta.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade