Um total de 114 pessoas comemorou os 320 quilos emagrecidos através do programa de reeducação alimentar Peso Leve, desenvolvido pela Certel Energia. A 18ª edição do programa, realizada nos municípios de Barão, Travesseiro, Lajeado e Teutônia, teve seu encerramento na noite desta terça-feira, dia 10, na Associação Atlética Certel, em Teutônia. Além de melhorarem suas aparências, muitos desses participantes curaram-se de doenças associadas à obesidade, como hipertensão e, principalmente, elevaram seu bem-estar e sua autoestima.
Saudável e feliz
A associada Clarice Seimetz, de Linha General Neto, na divisa entre Barão e São Vendelino, foi a participante que mais emagreceu, eliminando 25,5 quilos. Ela diz que esta conquista lhe trouxe mais saúde, satisfação e felicidade. “Tinha um problema no joelho e, agora, não precisarei mais operá-lo. Quando ia a uma loja e provava roupas, dizia à vendedora que não havia gostado da roupa, quando, na verdade, não havia servido. Estou feliz e quero continuar emagrecendo com as dicas do Peso Leve”, enaltece. “Já estou organizando uma nova turma para que o programa volte ao município no ano que vem”, acrescenta Clarice.
Desejo de vencer
Segundo o coordenador de educação física, professor Carlos Leandro Tiggemann, os benefícios obtidos pelo grupo são essenciais para uma melhor qualidade de vida. Foram 156 centímetros de cintura diminuídos e uma eliminação média de 2,8 quilos por pessoa e 140 gramas por semana. O grupo alcançou uma média de 3,4 dias por semana de exercícios físicos, com 172 minutos praticados. No teste de caminhada “Vai e Vem”, 80% dos participantes melhoraram seu rendimento. “Se sempre caminharmos num mesmo ritmo e numa mesma direção, sempre alcançaremos os mesmos lugares. O primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”, acentuou.
Equilíbrio
Relacionando-se à proposta do Peso Leve, o presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle, diz que a qualidade de vida possui as dimensões física, emocional, social, espiritual e intelectual, e destaca que o crescimento e o bem-estar dos seres humanos provêm da integração do equilíbrio entre todas essas dimensões. “Elas devem ser cultivadas e desenvolvidas no dia a dia, ao longo de toda a nossa vida. Qualidade de vida é, principalmente, ter uma alimentação natural e saudável, realizar exercícios físicos regularmente e dormir bem, sem tranquilizantes, para acordar feliz e disposto”, afirmou.
Próxima edição
A nutricionista, Helena Conrad dos Santos, informa que as vagas para a 19ª edição do Peso Leve continuam abertas. Neste segundo semestre do ano, o programa será realizado nos municípios de Marques de Souza, a partir do dia 30 de julho, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, na Sociedade União Centenária; Teutônia, a partir do dia 1º de agosto, às quartas-feiras, das 15h às 17h, no salão da Comunidade Católica de Languiru; Lajeado, também a partir do dia 1º de agosto, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, no auditório da loja Home Center Certel; e Arroio do Meio, a partir do dia 2 de agosto, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, no Centro Cultural. Inscrições nas Lojas Certel, com apresentação de CPF e carteira de identidade. Cada grupo deve ter entre 50 e 70 participantes.
Saiba mais
O Peso Leve conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, professores de educação física, psicóloga, e técnica em enfermagem, que incentivam os participantes a adotarem uma alimentação mais saudável aliada à prática de atividades físicas.
Participantes que eliminaram mais de 10 Kg
Clarice mostrou a calça que usava antes
Hoerlle disse que equilíbrio é fundamental
Grupo de Barão reduziu 210 Kg
Grupo de Teutônia reduziu 74 Kg
Grupo de Travesseiro reduziu 28 Kg
Grupo de Lajeado reduziu 98 Kg
Deixe seu comentário