As cooperativas têm um papel fundamental na promoção do desenvolvimento regional, gerando emprego, renda, respeitando o meio ambiente e promovendo a inclusão social. São organizações formadas por pessoas e, no mundo, estão presentes em seis continentes, congregando mais de um bilhão de associados e gerando mais de 100 milhões de empregos. O que mais diferencia a cooperativa de outras empresas mercantis é a gestão democrática, que promove uma efetiva participação dos seus associados. A sua participação independe do valor da cota-parte ou da produção. Eles têm direitos iguais, ou seja, cada associado tem direito a um voto.
Uma das formas de promover a inclusão dos associados é organizar o quadro social através de grupos de sócios que representam suas comunidades, seus interesses, suas necessidades e procuram melhorar as atividades da sua cooperativa. Na Certel, essa organização ocorre com a formação de Núcleos, que elegem seus líderes e vice-líderes nas suas comunidades.
Finalidade
O objetivo dos núcleos é contribuir para a formação de lideranças conscientes e atuantes. Auxiliar o conselho de administração, trazendo as reivindicações dos associados e das suas comunidades, bem como dar sugestões para solucionar os eventuais problemas. Orientar os associados sobre os serviços que a cooperativa presta e a forma como podem ser utilizados, solicitando informações junto aos responsáveis. Colaborar na preparação e na promoção das assembleias gerais e seminários. Desenvolver, junto às comunidades, o espírito crítico para que estas sejam capazes de detectar as dificuldades e necessidades do seu meio e buscar uma forma de superá-los. E defender a filosofia cooperativista e as ideias de ajuda mútua como uma forma de superar as dificuldades sociais e econômicas da sua sociedade.
Composição
A Certel conta com 238 líderes e vice-líderes que se reúnem três vezes por ano com a direção da cooperativa, tendo como pauta a apresentação do relatório das atividades e seus resultados. Na última semana, nos dias 7, 8, 9 e 10 de agosto, foram realizadas as reuniões com os líderes das microrregiões de Salvador do Sul, Lajeado, Boqueirão do Leão e Teutônia, onde foi mencionado também o Ano Internacional das Cooperativas. “A nucleação teve início na Certel em 1982 e, sem dúvida nenhuma, tem contribuído muito para as decisões da cooperativa”, afirma Erineo José Hennemann, vice-presidente da Certel, que participou das reuniões acompanhado pelo presidente, Egon Édio Hoerlle.
Hoerlle na reunião de Teutônia
Líderes reunidos em Salvador do Sul
Presidente na reunião de Lajeado
Hennemann na reunião de Boqueirão do Leão
Deixe seu comentário