quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Instalações natalinas exigem cuidados com a eletricidade


A proximidade do Natal motiva a decoração de ambientes internos e externos. Além do tradicional pinheirinho de Natal, vários outros adornos são utilizados para lembrar e homenagear o nascimento do Menino Jesus. E muitos desses adereços natalinos são movidos à eletricidade. Logo, é necessário haver precaução para que acidentes sejam evitados.

Como normalmente as instalações são usadas repetidamente a cada ano, muitas vezes não se dá a merecida importância para alguns cuidados. Fios desencapados, por exemplo, podem causar curto circuito e choque elétrico, pondo em risco a segurança das pessoas. O contato de fios com ambientes úmidos e a utilização de tês e extensões também requer muita atenção.

“Principalmente nas instalações internas, é importante evitar que as crianças se aproximem dessa fiação elétrica. Mesmo que estes equipamentos exijam pouca carga elétrica, a tensão existe e o risco de choque é iminente”, alerta o engenheiro eletricista Ernani Aloísio Mallmann, gerente comercial da Certel Energia.

 

Ruas e calçadas

A iluminação natalina de ruas e calçadas, realizada pelas prefeituras, não pode ser toda feita em uma mesma fase, o que resultaria em desequilíbrio de carga e atingiria os demais consumidores. “Também se deve oferecer segurança para os fios instalados, visto que ventos podem derrubá-los no chão e provocar acidentes. As prefeituras devem informar o somatório de cargas às empresas distribuidoras, para o devido pagamento”, acrescenta.

 

Evitar contatos

Para evitar que a decoração natalina ofereça riscos de choque elétrico e incêndio, não se deve colocar enfeites feitos de papel, papelão ou plástico em contato ou muito próximos às lâmpadas. As árvores ou enfeites energizados devem ficar afastados de cortinas, tapetes ou sofás, e não é recomendado ligar as lâmpadas decorativas junto com outros equipamentos eletrônicos.

 

Isolação adequada

As emendas dos condutores precisam ser bem-isoladas, com fita isolante certificada pelo Inmetro, jamais utilize fita crepe ou fita adesiva de uso geral para isolação elétrica. Em locais externos ou até mesmo internos que tenham contato com umidade, as isolações das emendas dos condutores devem ser muito bem-feitas, garantindo que a água não atinja o condutor. “Para fazer a manutenção de um enfeite ou a troca de lâmpada, é imprescindível desligar o circuito elétrico da tomada, mas sem puxá-lo pela fiação. Antes de dormir ou sempre que sair de casa, desligue as decorações de Natal”, sugere Mallmann.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade