sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Inauguração de subestação em Forquetinha marca os 66 anos da Certel

Para comemorar os seus 66 anos de fundação, a Certel inaugurou, nesta sexta-feira, dia 18, sua quinta subestação rebaixadora, localizada em Vila Storck, Forquetinha. Com todos os cuidados relativos à prevenção da Covid-19, a Cooperativa recebeu lideranças locais, regionais e estaduais, além de delegados cooperativos e conselheiros administrativos, conselheiros fiscais e imprensa. O evento também foi transmitido ao vivo pelos canais da Certel no Facebook e no Youtube.
Entre as autoridades presentes e que salientaram a contribuição do empreendimento para o desenvolvimento da região, estiveram a presidente da Câmara de Vereadores de Forquetinha, Clarice Groders; o secretário de educação de Santa Clara do Sul, Edson José Mallmann; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann; o presidente da Sicredi Integração RS/MG, Adilson Carlos Metz; a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann; e o chefe de gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup.

Compromisso
O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, afirma que a subestação tem importância significativa para o desenvolvimento do Vale do Taquari. Logo, a Cooperativa tem se antecipado às demandas de seus associados para estar cada vez mais adequada ao crescimento do consumo de energia elétrica. “Numa região desenvolvida como a nossa, a demanda por energia será cada vez maior, e o nosso compromisso com a sociedade é muito grande. Temos que dar a garantia ao associado que, ao ligar uma chave, tenha a certeza de que a Certel está lhe atendendo de acordo com as normas de qualidade, e ainda com uma tarifa 30% menor que a das concessionárias. A subestação simboliza a inovação tecnológica cada vez mais praticada pela Certel, estando interligada em tempo real com o Centro de Operação do Sistema Elétrico, em Teutônia, sendo monitorada e controlada 24 horas pelos nossos colegas altamente capacitados. Esta comemoração aos 66 anos da Cooperativa traz melhores condições para que nossa região possa crescer e se desenvolver”, menciona.

Saiba mais
A Subestação de Forquetinha é a quinta subestação rebaixadora da Certel, sendo que as demais localizam-se em Teutônia, São Pedro da Serra, Canudos do Vale e Lajeado. Ela assume uma função muito importante para a qualidade do atendimento da Cooperativa, ao aliviar a demanda energética da Subestação de Lajeado e oferecer melhores condições para o crescimento da microrregião compreendida por municípios como Forquetinha, Santa Clara do Sul, Sério, Marques de Souza, Travesseiro, Capitão, Arroio do Meio, Encantado e parte de Lajeado que, certamente, vão se desenvolver ainda mais, até considerando-se a duplicação da Rodovia BR-386.

Dados gerais da Subestação de Forquetinha
- Capacidade atual – 26,6 MVA;
- 4 saídas em 13,8 kV, com alimentadores para poder distribuir a energia da Subestação de Forquetinha, bem como interligar com as redes da Subestação de Lajeado;
- Capacidade futura de 100% de ampliação.

Finalidade
- Absorver 40% da capacidade da Subestação de Lajeado;
- Interligação da Subestação de Lajeado com a Subestação de Canudos do Vale.
 

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade