quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Hidrelétrica da Certel sedia reunião da Brigada Militar


Oficiais da Brigada Militar de Estrela, Teutônia, Lajeado, Encantado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Putinga, Taquari, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul, e do Corpo de Bombeiros de Estrela, aproveitaram a quinta-feira, dia 27 de outubro, para conhecerem as instalações da Hidrelétrica Salto Forqueta, entre Putinga e São José do Herval. Acompanhado pelo presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle, e por colaboradores da cooperativa, o grupo conciliou a ocasião com a reunião mensal do 40º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Estrela, que sempre ocorre em um dos municípios abrangidos pelo órgão.

Como a reunião do mês seria em Teutônia, o comandante da Brigada Militar local, capitão Ricardo Moreira Prestes, consultou o presidente da Certel sobre a possibilidade de a reunião acontecer na usina, um dos maiores empreendimentos da região.

 

Roteiro

Pela manhã, majores, capitães e tenentes conheceram todas as etapas da geração de energia da usina. A recepção ocorreu no mirante, onde se tem uma vista panorâmica do empreendimento. O primeiro local visitado foi a barragem, sendo que os oficiais puderam vê-la vertendo a água do Rio Forqueta. Após, caminharam pelo interior da galeria de inspeção da barragem e chegaram ao canal de ictiofauna, uma espécie de escada feita com pedras que permite uma melhor reprodução dos peixes.

Na sequência, conheceram o túnel adutor, que atravessa um morro e conduz a água do rio até as turbinas, onde ocorre a geração da energia elétrica, retornando a água ao seu leito normal. Na sala de comando da casa de força, o grupo viu que o controle e monitoramento da hidrelétrica é feito, via satélite, diretamente pela sede da cooperativa, em Teutônia.

Os policiais também assistiram a uma palestra do presidente da Certel, que resumiu as atividades desenvolvidas pela cooperativa e a importância dela para o crescimento do Estado. “Sentimo-nos orgulhosos por receber na usina profissionais cujo empenho é fundamental para preservar a vida das pessoas”, afirmou Hoerlle.

 

Valor à vida

Segundo a major Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar, o objetivo dessas reuniões descentralizadas é permitir que o grupamento conheça a estrutura das empresas situadas na região, oportunidade em que também é avaliada a segurança desses locais. “Agradecemos ao presidente Egon, que gentilmente abriu as portas para a visita e nos acompanhou durante todo o dia. Tivemos a oportunidade de conhecer uma belíssima obra permeada de empreendedorismo e cuidado com a natureza. A Certel é uma cooperativa que valoriza o ser humano, e nós, em nosso batalhão, também temos essa visão com nossos funcionários para que, sendo valorizados, também possam dar valor à vida das pessoas ao oferecerem segurança”, menciona.

A major faz uma análise sobre o significado da Certel, destacando que, para a segurança pública, o auxílio da cooperativa se dá principalmente através da geração de empregos. “Notamos que criminosos e delinquentes, em sua grande maioria, são desempregados ou pessoas que não tiveram oportunidade e acabam delinquindo para sua sustentação. Vemos na Certel a grande obra de dar possibilidade às pessoas trabalharem e poderem ter suas famílias, com a tranquilidade do desenvolvimento pessoal”, frisou. Ela salienta que, além de gerar e distribuir energia elétrica de qualidade e de contar com outros relevantes negócios, a cooperativa é apoiadora dos projetos sociais da corporação, como o Proerd e a Ciranda Policial. “Sem contar os projetos sociais que ela própria realiza, como o programa de reeducação alimentar Peso Leve e o projeto de neutralização dos gases de efeito estufa Energia Verde em Harmonia Ambiental”, acrescenta.

Também estiveram presentes no encontro integrantes do 22º Batalhão de Polícia Militar de Lajeado, o Corpo de Bombeiros de Estrela e oficiais que trabalham diretamente ligados ao Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO). À tarde, os oficiais reuniram-se com o comandante e tenente coronel Antônio Scussel.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade