segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fornecimento de energia elétrica é interrompido com mau tempo


O temporal registrado na região na noite de domingo, dia 5, e na madrugada de segunda, dia 6, prejudicou o fornecimento de energia elétrica em alguns municípios. A Certel Energia mobilizou 30 profissionais para restabelecer o fornecimento, cuja interrupção afetou 1.966 associados nos municípios de Teutônia, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Progresso, Pouso Novo, Boqueirão do Leão e Taquara. O Centro de Operações do Sistema registrou um total de 215 ligações, através do telefone gratuito 0800 516300.

Em Linha Orlando, Marques de Souza, a energia foi interrompida por volta das 19h, sendo restabelecida à 0h33min de segunda. No entanto, estes associados foram novamente prejudicados por uma nova interrupção durante a madrugada, ao passo que a distribuição de energia foi normalizada às 7h29min.

Entre as causas apontadas pela Certel Energia, estão fortes ventos, descarga atmosférica e queda de árvores sobre a rede elétrica. “Orientamos nossos associados, principalmente os residentes no meio rural, a não plantarem árvores dentro da faixa de domínio, ou seja, no limite de 7,5 metros para cada lado da rede elétrica”, alerta o vice-presidente, Erineo José Hennemann. “A Certel Energia oferece gratuitamente aos seus associados os serviços de uma equipe especializada em podas para árvores que ofereçam risco ao fornecimento de energia elétrica. Sabendo que, com fortes ventos, este risco pode existir, o associado deve solicitar a poda pelo Disque Certel Energia 0800 516300”, afirma.

 

Recomendações para facilitar o atendimento

Com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez mais atencioso aos seus associados consumidores de energia elétrica, a Certel Energia orienta para que, ao entrar em contato com o telefone gratuito 0800 516300, o consumidor deve ouvir a mensagem gravada, escolher a opção desejada para que se complete a ligação (discar 1 para falta de energia elétrica ou situações de emergência, ou aguardar na linha para recadastramento ou outras solicitações), e aguardar atendimento do atendente. Caso o associado não ouvir a mensagem gravada, deverá fazer novamente a chamada telefônica, pois problemas na origem da ligação, oriundas do sistema telefônico externo, também podem ocorrer. A cooperativa recomenda também que o associado entre em contato imediatamente quando perceber a falta de energia.

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