O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, visitou a sede da Certel na manhã do dia 20 de agosto. A finalidade da visita foi conhecer melhor um projeto idealizado pela Cooperativa, para implantação de um lago de regularização de vazão do Rio Forqueta. O projeto da Certel propõe a construção de um lago próximo à nascente do rio, entre Soledade e Itapuca, e teria múltiplos usos. Seria importante em épocas de pouca chuva, liberando água do lago para manter o leito do rio normal, assim como também seria fundamental em períodos de enchente, pois armazenaria grande parte da água que, normalmente, flui pelo rio.
Segundo o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, este projeto é muito importante por proporcionar um maior controle sobre as situações que envolvem instabilidades climáticas e que, muitas vezes, refletem em efeitos danosos à região. “A Cooperativa tem esse compromisso de se preocupar e agir em benefício das nossas comunidades, e entendemos que esse lago de regulação seja uma grande solução para todos”, pontuou.
Para o governador, a iniciativa da Cooperativa é um exemplo a ser seguido e, com o objetivo de viabilizá-la, o Estado deverá ser um importante parceiro, pois beneficiaria também os planos estadual e nacional de segurança hídrica. “Esta iniciativa só reforça o quanto a Certel é essencial para o desenvolvimento desta pujante região. Além de oferecer serviços estruturantes e que contribuem com o fortalecimento socioeconômico, esta Cooperativa também é reconhecida por todo seu empenho nesta área tão vital que é a sustentabilidade”, enalteceu.
Deixe seu comentário