quarta-feira, 30 de maio de 2012

Entidades teutonienses e Certel Energia preservam meio ambiente


A Câmara de Vereadores de Teutônia, o Instituto de Educação Cenecista General Canabarro (Ieceg), a Rádio Germânia FM e a Indústria de Laticínios da Cooperativa Languiru renovaram, no dia 23 de maio, suas parcerias com o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel Energia e, por consequência, receberam novamente o Selo Carbono Neutro. As quatro instituições plantarão um total de 2.725 árvores para neutralizarem 544 toneladas de gases de efeito estufa de suas atividades.

 Respeito
O vice-presidente do Legislativo teutoniense, vereador Valdir do Amaral, destacou a contribuição desta iniciativa para a preservação do meio ambiente. “A neutralização dos gases poluentes proposta pela cooperativa é fundamental para as atuais e futuras gerações, pois a natureza precisa cada vez mais ser preservada e respeitada. Não só os empresários, mas também os políticos e toda comunidade devem se unir para oferecer um mundo melhor às futuras gerações”, disse.

 Urgência
O diretor da Rádio Germânia FM, Fritz Follmer, salienta que cuidar do meio ambiente é uma necessidade urgente. “Temos que nos preocupar com o mundo que estamos deixando para nós e para os nossos filhos. Na emissora, desenvolvemos inclusive programas que estimulam a conscientização dos nossos ouvintes. E não queremos fazer isto somente em palavras, mas também de forma concreta”, enfatizou.

 Exemplo
O diretor do Ieceg, Celso Forneck, destaca a importância deste engajamento ambiental. No ano passado, a escola plantou mais de 200 árvores e, agora, precisará plantar somente doze. Essa diminuição se deve porque, internamente, professores e alunos são conscientizados a ter outras atitudes de preservação da natureza, como coleta de água da chuva, reciclagem do lixo, venda de lixo reciclado e recolhimento de lixo eletrônico. “Como os alunos levam este aprendizado para casa, temos aproximadamente 400 famílias com uma visão preservacionista mais evoluída. Assim, mostramos aos estudantes que não apenas dizemos, mas também fazemos, e o exemplo é a parte mais importante deste processo”, ensina.

 Consciência
Para a supervisora de qualidade e meio ambiente da Indústria de Laticínios da Cooperativa Languiru, Marcela Schuster, o projeto é válido também por incentivar a conscientização ambiental entre os colaboradores da empresa. A cada ano, a cooperativa percebe uma evolução por parte da equipe, principalmente por quem lida diretamente com o meio ambiente. “E esta conscientização deve ser contínua. A utilização do selo Carbono Neutro nas embalagens dos produtos mostra ao consumidor que a Cooperativa Languiru tem consciência do seu papel na preservação ambiental e que existe um trabalho efetivo neste sentido”, afirma.

 
Resultado
Para a direção da Certel, o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental visa também promover a conscientização para uma postura cada vez mais ecológica das empresas e de seus funcionários. Desde 2007, quando foi lançado, o projeto conta com 47 empresas e instituições públicas que já plantaram 86.892 árvores, neutralizando 17.238,43 toneladas de gases de efeito estufa.

A direção aproveitou para informar que a Certel Energia está substituindo as cruzetas de madeira do seu sistema elétrico por cruzetas ecológicas, produzidas com resíduos plásticos e fibras de cana-de-açúcar.

 

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade