Por ter neutralizado sua emissão de gases de efeito estufa através do projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental e recebido o selo Carbono Neutro, integrantes do Conselho Regional de Administração (CRA) do Rio Grande do Sul estiveram em Teutônia, na segunda-feira, dia 10, para conhecer as dependências da Certel Energia, promotora da ação socioambiental, e da Certel. Acompanhados pelo presidente das cooperativas, Egon Édio Hoerlle, pelo vice-presidente, Erineo José Hennemann, e por demais gestores, a comitiva visitou a Certel Artefatos de Cimento, responsável pela industrialização de postes de concreto e artefatos de cimento; o Centro de Distribuição das Lojas Certel, que abastece com móveis e eletrodomésticos diversas regiões do Estado; o Viveiro de Essências Florestais, que produz mudas nativas para reposição florestal e projetos ambientais; o Centro de Operação do Sistema (COS), que controla a geração e o fornecimento de energia elétrica; e o provedor CertelNET, que fornece o sinal da Internet para vários municípios. No auditório da empresa, os visitantes assistiram ao vídeo institucional, que retrata os produtos e serviços comercializados pelas cooperativas. A visita culminou com um almoço oferecido aos visitantes no restaurante da Associação Atlética Certel.
Exemplo
Em sua saudação, o presidente e administrador de empresas, Egon Hoerlle, mostrou-se orgulhoso por fazer parte do CRA. Frisou que se trata do primeiro conselho de profissionais a neutralizar a emissão de carbono, o que também orgulha os demais administradores que atuam na Certel e na Certel Energia. “Desta forma, o CRA serve de exemplo para que mais conselhos também se engajem e preservem o meio ambiente. Esta visita é uma oportunidade de o CRA averiguar como é o desempenho de duas cooperativas formadas por vários administradores”, avaliou.
Segundo a gerente executiva da entidade, Maria Cristina Leal Pacheco, normalmente, o CRA é que recebe estudantes e profissionais em sua estrutura para conhecer as atividades do Conselho. “Foi muito importante fazermos o caminho inverso e estarmos mais próximos dos administradores daqui. As cooperativas são a união de pessoas que buscam desenvolver atividades planejadas e estruturadas, pensando na coletividade. Pelo que percebemos, os associados têm uma sinergia e uma integração muito boas com as empresas”, afirmou.
Para o representante da Max Ambiental – empresa parceira da Certel Energia na concessão do selo Carbono Neutro – e membro da Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do CRA, Volnei Corrêa, a visita foi oportuna por permitir que se conheçam empresas dirigidas por bons administradores e com atuação socioambiental. “Ter um exemplo vivo de empresas sustentáveis é um grande estímulo para que novas organizações se espelhem nelas e atuem com maior respeito ao meio ambiente”, assinala.
Grupo no Centro Distribuição das Lojas Certel
Para Hoerlle, CRA serve de exemplo
Visita ao provedor CertelNET
COS também foi visitado pela comitiva
Deixe seu comentário