segunda-feira, 16 de junho de 2014

Com apoio da Certel Energia, empresas neutralizam emissões de carbono

Quatro empresas plantarão um total de 2.806 mudas de árvores para, num gesto sustentável, contribuírem com a preservação do meio ambiente. A medida, que integra o programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel Energia, propõe a neutralização de 560,14 toneladas de gases poluentes que causam o efeito estufa na atmosfera, cientificamente comprovado como uma das principais causas do aquecimento global.
A Pescados Três Vales, de Teutônia, aderiu recentemente ao programa e, juntamente com outras três empresas que renovaram suas parcerias com o programa, recebeu o selo Carbono Neutro, entregue pelo consultor ambiental da cooperativa, o engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, e a colaboradora do Departamento de Meio Ambiente, a engenheira ambiental Tatiana da Costa.

Pescados Três Vales

Com atuação em todo o país, em especial nos estados de São Paulo e Brasília e na região Nordeste, a Pescados Três Vales é o primeiro frigorífico de peixes a desenvolver a neutralização do carbono. Serão plantadas 1.289 mudas e neutralizadas 257,27 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e). De acordo com o proprietário, César Tranqüilo Fontana, o objetivo é contribuir com a preservação da natureza, a exemplo das demais empresas e instituições já participantes do programa. “Temos que nos adequar a tudo que pode reduzir a poluição, e é bom contar com o apoio da Certel Energia, que disponibiliza profissionais qualificados nesse sentido. É uma parceria muito útil nesta nova etapa que se inicia em benefício do meio ambiente. Pensamos também em agregar a marca às nossas embalagens para mostrar aos clientes que estamos cumprindo com a nossa parte”, relata.

Madeireira Travessão


A Madeireira e Serraria Travessão, de Teutônia, que pelo segundo ano consecutivo participa do programa, plantará 833 mudas para neutralizar 166,43 toneladas de CO2e. O proprietário, Fernando da Costa, destaca o significado deste compromisso ambiental. “Somos a única empresa da área a possuir o selo, o que vem sendo reconhecido pelos clientes. O madeireiro sempre é visto como um devastador, mas queremos mostrar que colhemos aquela floresta plantada especificamente para esta finalidade, que é a floresta renovável. Além disso, também preservamos as florestas naturais, com matas nativas monitoradas”, avalia.

Grupo Krabbe

Pelo sétimo ano participando do programa, o Grupo Krabbe, de Westfália, vai neutralizar 133,41 toneladas de CO2e com o plantio de 668 mudas. Conforme o diretor, Ido Sulzbach, a empresa está cada vez mais determinada em agir de maneira sustentável.  “Somos uma das primeiras empresas a aderir ao programa, e ficamos felizes que outras organizações também tenham a mesma preocupação. As árvores serão plantadas pelos nossos colaboradores para que eles próprios se responsabilizem pelo cuidado de cada planta”, salienta.

Tornocar

A Tornocar Indústria e Comércio, de Teutônia, terá de plantar 16 mudas para neutralizar 3,03 toneladas de CO2e. Há sete anos integrada ao programa da Certel Energia, a empresa apresenta uma significativa redução de gases poluentes emitidos por suas atividades. “Assim como a natureza ganha com a ação destas entidades que neutralizam os gases poluentes, também a nossa empresa é beneficiada, pois trabalhamos de forma contundente para que haja menos poluição. Para atingir esse objetivo, investimos em tecnologia e na qualificação das pessoas. A meta é trabalharmos rigorosamente para contribuir com a recuperação do meio ambiente”, enaltece o diretor, Ariberto Versteg.

Saiba mais


Desde dezembro de 2007, quando foi lançado, o programa Energia Verde em Harmonia Ambiental já englobou 67 empresas e instituições públicas que plantaram 119.356 mudas de árvores para neutralizar 23.669,55 toneladas de CO2e. Empresas e instituições públicas interessadas em também participar podem procurar o Departamento de Meio Ambiente da Certel Energia.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade