sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Certel Energia solicita apoio dos associados


Com o objetivo de oferecer comodidade aos seus consumidores e de cumprir as determinações da Resolução 414 de 2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Certel Energia está modernizando o processo de leitura do medidor e de emissão da fatura mensal de energia elétrica. Atualmente, 70% dos mais de 55 mil associados da cooperativa já recebem a conta de luz no momento em que a leitura é feita. A perspectiva é de que, até 2012, todos os consumidores sejam beneficiados por esta mudança, que permite um melhor agendamento do pagamento da conta de luz.

No entanto, para que a fatura não fique à mercê de ventos e chuvas - o que pode danificar o documento e contribuir para que o associado não consiga quitar o valor equivalente ao consumo mensal, tornando-o inadimplente -, a cooperativa apela para que os consumidores instalem, junto aos medidores, uma caixa de correspondências ou algo similar, como uma garrafa pet ou um tubo PVC, para proteger a fatura de intempéries. “Não havendo esta possibilidade, o leiturista deixará a fatura presa ao medidor, mas, mesmo assim, ela estará exposta aos efeitos climáticos, podendo ser extraviada”, afirma o gerente comercial, engenheiro eletricista Ernani Aloísio Mallmann.

 

Acesso ao medidor

Outro fator que merece atenção é o acesso ao medidor, que não pode ser dificultado. Se houver dificuldade na entrada de pessoas para executarem serviços de energia elétrica ou a existência de cães bravos, o associado poderá ser prejudicado em caso de necessidade de um atendimento emergencial. “A Resolução 414, Artigo 171, Inciso 1º, trata sobre o assunto e dá amparo legal para que a permissionária de energia elétrica tenha acesso livre aos pontos de medição”, complementa Mallmann.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade