quarta-feira, 2 de maio de 2012

Certel Energia investe na garantia da confiabilidade


Significativos investimentos, na cifra de R$ 15 milhões, estão sendo realizados este ano pela Certel Energia para garantir a qualidade no fornecimento de energia elétrica para a região. Dando continuidade ao cronograma de serviços iniciado em 2011, a cooperativa vê no fortalecimento da infraestrutura energética um meio de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos 47 municípios da sua área de atuação.

 Reguladores

Com a implantação do Frigorífico de Suínos da Cooperativa Languiru, em Poço das Antas, por exemplo, a Certel Energia já instalou uma banca de reguladores de tensão no alimentador que supre a carga da indústria, garantindo um fornecimento adequado. Outra banca de reguladores de tensão será instalada nas imediações de Berlim, entre Westfália e Imigrante, o que beneficiará também parte do município de Boa Vista do Sul.

 Religadores

Para melhorar a confiabilidade do sistema elétrico, permitindo um atendimento mais rápido, principalmente em casos de temporais e intempéries, a cooperativa está adquirindo quatro religadores automáticos. “Assim, quando ocorrer um evento atípico num alimentador, poderemos repô-lo automaticamente, o mais rápido possível”, assegura o gerente de distribuição, Francisco de Oliveira.

 Novo alimentador

A rede elétrica entre os municípios de Sério e Boqueirão do Leão será totalmente reformada e receberá um novo alimentador. A obra também inclui a substituição de cabos condutores com maior capacidade, postes e cruzetas, o que melhorará o fornecimento de energia elétrica para aquela microrregião.

 Relés modernos

As subestações de 69 mil volts de Lajeado e Teutônia receberão relés mais modernos, melhorando a qualidade e a confiabilidade das informações enviadas ao Centro de Operação do Sistema, na sede da cooperativa. Também na linha de 69 mil volts, entre Teutônia e São Pedro da Serra, Lajeado e Canudos do Vale e Teutônia e Lajeado, postes de madeira serão substituídos por estruturas de concreto – este trabalho está sendo realizado com a rede energizada.

 Redes trifásicas

A cooperativa também dará continuidade à transformação de redes monofásicas em trifásicas, melhorando consideravelmente a energia que é destinada à produção agropecuária.

 

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade