Maior em número de associados e mais antiga Cooperativa de infraestrutura do País, a Certel completou seus 69 anos nesta quarta-feira, dia 19. Porém, devido à participação da direção em uma conferência sobre o cooperativismo de infraestrutura, a comemoração foi antecipada para segunda-feira, dia 17. Pela manhã, na sede administrativa, em Teutônia, a Cooperativa ofereceu um café aos seus funcionários e conselheiros, ocasião em que também foi inaugurada uma nova área de estacionamento para funcionários, fornecedores e clientes, e um espaço de convivência para os colaboradores. Já ao meio-dia, no salão de festas de sua associação atlética, houve um almoço para autoridades e lideranças do município sede, conselheiros e imprensa.
Na oportunidade, o presidente, Erineo José Hennemann e o vice-presidente, Daniel Luis Sechi, enfatizaram o significado da data e também relacionaram as principais ações previstas pela Cooperativa para os próximos anos. A ênfase está na ampliação da geração própria, principalmente, considerando-se a previsão de início este ano das obras da Hidrelétrica Bom Retiro, no rio Taquari, entre Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul, e da nova sede operacional de Lajeado. Também frisaram sobre a comercialização de energia pelo mercado livre, que já vem ocorrendo e deve ser ampliada em todo o País, os demais projetos em geração própria, envolvendo mais pequenas centrais hidrelétricas e um parque eólico, e a nova sede administrativa, em Teutônia.
Valorização ao setor
Hennemann citou a cooperação de todos que já passaram pela Certel, entre dirigentes e funcionários, e destacou o empenho e a capacitação da atual equipe de colaboradores, gestores, diretores, conselheiros administrativos, conselheiros fiscais e delegados. “Após os efeitos do que vivenciamos em maio do ano passado, 2025 foi classificado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas pelo diferenciado compromisso desse modelo de negócio. E tenho certeza de que, com valorização e respeito aos princípios do Cooperativismo, a Certel e as demais Cooperativas vão continuar sendo reconhecidas pela humanidade”, pontuou.
Entre as três melhores
Ele também salientou a aprovação que existe por parte de municípios, órgãos públicos e imprensa, que elogiam as atividades desenvolvidas pela Certel. Porém, “nada é tão valioso quanto a opinião do dono, ou seja, do associado da Cooperativa. E ficamos felizes quando, na semana passada, uma pesquisa da ANEEL nos classificou entre as três melhores permissionárias e entre as que mais cresceram no nível de satisfação no País. Este é um presente muito especial que queremos compartilhar com todo os nossos associados e equipes envolvidas”, afirmou, lembrando também os reconhecimentos de excelência em gestão concedidos pela OCERGS, em nível estadual, e pela OCB, em âmbito nacional.
Estar preparados
Entretanto, o presidente ponderou o foco nos resultados. “São premiações e elogios, mas, não podemos parar por aqui. Temos que continuar investindo em pessoas, pois os desafios estão aí e precisamos estar preparados, para que saibamos aproveitar oportunidades e tomar decisões imediatas em caso de adversidade. O cenário energético está exigindo que nos preparemos para um futuro muito diferente do atual, e já estamos fazendo isso. Criamos uma comercializadora com capacidade para vender nossa energia para todo o Brasil, e antecipamos o projeto de construção da Hidrelétrica Bom Retiro”, detalhou.
Fazendo a diferença
Para o vice-presidente, Daniel Luis Sechi, os 69 anos representam a construção de uma história de superação e sucesso e a capacidade das pessoas de produzir e fazer acontecer. “Muito já foi realizado nessa trajetória, a exemplo das hidrelétricas, do varejo e da indústria de artefatos, sempre olhando para as necessidades dos associados e da região. Temos que seguir inovando e fazendo a diferença, com um atendimento de qualidade e que se comunica com os associados”, enfatizou.
A importância da Certel também foi salientada pelo prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann, pelos presidente e vice-presidente da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel e Silvo Landmeier, pelo presidente da CIC Teutônia e vice-presidente da FEDERASUL, Renato Lauri Scheffler e pelo conselheiro e consultor do IBGC, Fernando Röhsig.
Almoço comemorativo aos 69 anos reuniu lideranças e imprensa
Deixe seu comentário