quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cenário econômico do mundo globalizado gera debates na região



A reunião-almoço da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bom Retiro do Sul (Aciab) do dia 13 de outubro e a reunião do Rotary Club de Teutônia do dia 25, abordaram sobre o cenário econômico do mundo globalizado. Em ambas as ocasiões, o assunto foi apresentado pelo presidente da Certel e da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle.

Ele frisou que a sociedade contemporânea, representada por constantes transformações, é dinâmica, instável e evolutiva, provocadas pela criatividade, inovação tecnológica e quebra de paradigmas. “A adaptação das empresas a essa nova realidade será cada vez mais uma questão de sobrevivência, evitando correr riscos de se tornarem obsoletas e fossilizadas”, pontua.

Hoerlle diz que, com as turbulências da economia mundial, os ativos mais importantes são os intangíveis, representados pela criatividade, informação e conhecimento, que estão cada vez mais valorizados. “No mercado atual, as empresas não podem renunciar ao lucro, mas devem também fomentar o desenvolvimento sustentável, alicerçado no econômico, no social e no ambiental”, afirma.

Pesquisas feitas entre sete mil consumidores, em diversos países, confirmou que 84% dos perguntados deixariam de comprar um produto ou serviço, caso soubessem de práticas nocivas ao meio ambiente vindas de seus fornecedores. “Com a diversidade de comunicações disponível na Internet, com informações de produtos, serviços e marcas, os clientes têm cada vez mais múltiplas opções de compras. É preciso também treinar os vendedores para capacitá-los como consultores de vendas, verdadeiros especialistas, com profundo conhecimento dos produtos e serviços que comercializam”.

 

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade