quinta-feira, 15 de setembro de 2011

População de Sério está de mãos dadas com a saúde

A comunidade de Sério prestigiou, na noite de sexta-feira, dia 9, o lançamento da campanha Mãos Dadas com a Saúde, da Certel Energia, em prol do Hospital de Caridade São José que, no dia 14 de outubro, completará 60 anos. Um grande público compareceu ao salão paroquial, onde diretores do hospital e da cooperativa salientaram a importância da iniciativa, que visa manter a casa de saúde de portas abertas à população, através de doações espontâneas que podem ser debitadas na fatura mensal de energia elétrica.

Corrente de união
Em sua saudação, o presidente da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle, destacou que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Hoerlle disse que, como o governo não vem cumprindo a sua obrigação, a sociedade não pode ficar omissa, de braços cruzados, na expectativa de repasse dos “minguados” recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o presidente, para alcançar os objetivos do hospital, assegurando a sua viabilidade econômica e financeira, é indispensável a mobilização e o comprometimento dos moradores e lideranças comunitárias de Sério e de municípios vizinhos. “O nobre objetivo desta comunidade somente poderá ser alcançado se houver o fortalecimento do espírito humanitário, com a criação de uma corrente de união e solidariedade pela vida”, afirmou.

Atendimento imediato
A prefeita, Dolores Maria Kunzler, ressalta que o Hospital São José proporciona um atendimento imediato aos munícipes. “Estamos a uma distância de aproximadamente 50 quilômetros de Lajeado, sem acesso asfáltico, e, na melhor das condições, levamos uma hora para nos deslocar até lá. Para qualquer situação, os moradores sempre vão buscar o hospital da localidade”, garante.
Para o presidente do hospital, Imério Gonzatti, trata-se de uma questão prioritária para a qualidade de vida da população. “O que vale é continuarmos tendo o atendimento no próprio município. Tantas vidas já foram salvas nesses 60 anos. Temos a obrigação e o dever de manter este hospital aberto”, adverte.
De acordo com o diretor administrativo do hospital, Sidnei Moisés de Freitas, a instituição conta com um médico clínico geral e o serviço de enfermaria, que estão à disposição dos moradores 24 horas por dia, além de um gineco-obstetra, que realiza atendimento quinzenalmente. Freitas diz que, para tudo que foi feito até hoje nesses 60 anos de história, foi de fundamental importância a participação da comunidade. “O tamanho da nossa necessidade é exatamente aquilo que cada um pode doar. Faremos questão de prestar contas de cada centavo que for aplicado. Com a campanha, a credibilidade da Certel é transferida ao nosso hospital e, assim, podemos alavancar a necessidade imediata da instituição, que é uma reforma no prédio”, enfatiza.

Saiba mais
A campanha Mãos Dadas com a Saúde também é realizada em benefício dos hospitais de Teutônia (Ouro Branco), Salvador do Sul (São Salvador), Barão (São José), Marques de Souza (Associação Hospitalar Marques de Souza) e Boqueirão do Leão (Doutor Anuar Elias Aesse). Desde que entrou em vigor nestes municípios, já permitiu a execução de importantes investimentos para a manutenção desses hospitais.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade