quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Legislativo de Lajeado é o segundo do país a neutralizar emissão dos gases de efeito estufa


A Câmara de Vereadores de Lajeado recebeu, na tarde de terça-feira, dia 7, o selo Carbono Neutro do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel Energia. A entrega foi realizada no início da sessão legislativa, e foi feita pelo presidente da cooperativa, Egon Édio Hoerlle, juntamente com o vice-presidente, Erineo José Hennemann, o responsável pelo departamento de meio ambiente, Ricardo Jasper, e o gerente do escritório regional de energia de Lajeado, Sérgio Feldens.

Exemplo

Hoerlle expôs aos vereadores que, com esta adesão, são 38 instituições públicas e privadas que já aderiram à proposta, plantando em torno de 60 mil árvores doadas pela Certel Energia para a neutralização dos respectivos gases de efeito estufa emitidos à atmosfera. “É louvável a iniciativa do Legislativo lajeadense em contribuir para neutralizar a emissão dos gases, fazendo juz ao recebimento do selo Carbono Neutro. Isso fará com que a população se espelhe no exemplo dos vereadores”, assinala.

Nobre causa

O presidente da Câmara, vereador Ito José Lanius, ressaltou a necessidade de cada cidadão contribuir para a conservação da natureza. “O meio ambiente não diferencia setor público ou privado, portanto, todas as pessoas, sejam políticos ou empresários, devem se comprometer com esta nobre causa. E como é fácil plantar uma árvore e evitar o lançamento de resíduos ao meio ambiente. Rigorosamente, estamos fazendo isso para nós mesmos”, afirma.

Arborização

O plantio das 52 árvores, necessárias para a neutralização, foi feito recentemente no Parque Professor Theobaldo Dick, às margens do Arroio Encantado, que passa ao lado da pista de caminhada. Futuramente, segundo Lanius, a ideia é de que a Câmara continue com o plantio em outros pontos do parque. O número de árvores plantadas foi calculado a partir de informações prestadas pela Casa com base na geração do gás carbônico (CO²). O cálculo é baseado no uso de energia elétrica, consumo de papéis, envolvimento de maquinarias, combustível de veículos, entre outros.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade