sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Certel Energia receberá Prêmio Cooperativa do Ano 2010


As cooperativas brasileiras são destaque na economia nacional e têm investido, cada vez mais, em uma gestão profissionalizada e inovadora. Este ano, 12 delas receberão o Prêmio Cooperativa do Ano, uma iniciativa que está em sua sétima edição, é realizada anualmente e promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural, da Editora Globo. O objetivo é reconhecer iniciativas pautadas na inovação, criatividade e eficiência e torná-las referências para o setor.

Projetos

A premiação contempla projetos de cooperativas agropecuárias, nas categorias “Educação Cooperativista”, “Desenvolvimento Sustentável” e “Gestão para a Qualidade”. Os ramos Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte também podem concorrer com trabalhos voltados às duas últimas categorias. Nessa edição, foram avaliados 114 projetos enviados por 91 cooperativas. Destas, 53 foram finalistas e 12, vencedoras. A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá no dia 26 de outubro, no Unique Palace, em Brasília (DF).

Energia Verde

A Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia), através do projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, será premiada na categoria Desenvolvimento Sustentável do ramo Infraestrutura. O projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental neutraliza e reduz a emissão dos gases de efeito estufa de entidades públicas e privadas associadas, por meio do plantio de árvores cedidas pelo viveiro da cooperativa, concedendo o Selo Carbono Neutro. Até o momento, 37 empresas e órgãos públicos já plantaram 59.920 árvores, neutralizando 11.976,17 toneladas de carbono. O Selo Carbono Neutro é concedido através de contrato de patrocínio com a empresa Max Ambiental.
É a terceira vez que a Certel recebe o Prêmio Cooperativa do Ano. Em 2007, a cooperativa se classificou com o projeto Gerando Energia em Harmonia Ambiental, através do cultivo de mudas de erva-mate e bracatinga na região da Hidrelétrica Salto Forqueta, entre Putinga e São José do Herval. Já em 2009, foi por intermédio do programa de reeducação alimentar Peso Leve.

Demais classificadas

Entre as cooperativas premiadas, também estão as paranaenses Coopavel, de Cascavel (Ramo Agropecuário – Categoria Educação Cooperativista) e Agrária, de Guarapuava (Agropecuário – Desenvolvimento Sustentável); a baiana Coopalm, de Uteberá (Agropecuário – Gestão para a Qualidade); as catarinenses Sicoob São Miguel, de São Miguel do Oeste (Crédito – Desenvolvimento Sustentável), Unimed Alto Vale, de Rio do Sul (Saúde – Desenvolvimento Sustentável) e Unimed Brusque, de Brusque (Saúde – Gestão para a Qualidade); e as paulistas Sicoob Cantareira, de Guarulhos (Crédito – Gestão para a Qualidade), Cesc, de São Carlos (Educacional – Gestão para a Qualidade), Cooates, de Barreiros (Trabalho – Desenvolvimento Sustentável), Atrium, de São Paulo (Trabalho – Gestão para a Qualidade) e Coopertransc, de São Carlos (Transporte – Gestão para a Qualidade).

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade