quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Certel Energia automatiza subestações e moderniza sistema elétrico


Com a conclusão este mês da implantação do sistema de automação das subestações Certel 3, de Canudos do Vale, e Certel 4, de São Pedro da Serra, agora a Certel Energia possui todas as suas subestações telecomandadas. Desta forma, é possível comandá-las a partir do Centro de Operação do Sistema (COS), em Teutônia. Além de controlar manobras, os operadores contam com a informação instantânea de todas as grandezas elétricas, como potência, níveis de tensão e corrente, que os auxilia na tomada de decisões. As Subestações Certel 1, de Teutônia, e Certel 2, de Lajeado, já são telecomandadas há mais de cinco anos.
Além desta automação, foram trocados os relés de proteção dos alimentadores e das linhas de 69.000 volts por relés mais modernos, os quais, além de aumentarem a confiabilidade do sistema elétrico, também possuem uma maior capacidade de disponibilização de dados para a automação.
Estas informações auxiliam o operador na tomada de decisões e contribuem para que os profissionais identifiquem com maior agilidade os defeitos ocorridos nos alimentadores e nas linhas, diminuindo desta forma o tempo médio de atendimento (TMA).
Houve também a automatização de cinco religadores, equipamentos de proteção instalados nas redes que, de forma semelhante ao projeto de automação das subestações, têm o objetivo de possibilitar a operação diretamente do COS e também trazer todas as informações de medidas instantâneas para o sistema supervisório.
Todas as medidas das grandezas elétricas, como também o histórico de atuações da proteção dos relés e disjuntores das subestações e dos religadores, são armazenados em um banco de dados e podem ser acessados para estudos de pós-operação e para estudos de melhorias no sistema elétrico da Certel Energia.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade